Novas Tecnologias no Turismo

 

A Internet ficou não apenas popular, mas também uma necessidade de utilização constante entre as pessoas, pelos mais variados motivos. As alterações induzidas por este novo meio de comunicação na indústria do turismo foram tantas e tão importantes que hoje em dia se fala, inclusivamente, de e-turismo.

Efetivamente, nos dias de hoje, mais de um terço da população mundial navega na Internet através dos seus smartphones. Já omnipresente na vida dos usuários, a navegação na Internet a partir de um dispositivo móvel vai se intensificar nos próximos anos. Dois fatores confirmam esta previsão: o aumento do número de utilização de smartphones e tablets; e a implantação da tecnologia 4G. Até 2020, estas ferramentas móveis serão ainda enriquecidas com a alta tecnologia, nomeadamente com sensores de reconhecimento de imagem, realidade aumentada (RA), tecnologia de Comunicação de Campo Próximo ou NFC (Near Field Communication), entre outros avanços tecnológicos.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) revolucionaram o processo de compra do consumidor. A chegada da Internet afetou positivamente a venda de serviços e produtos turísticos, no sentido em que, com apenas alguns cliques, passou a ser possível o acesso a um grande número de informações.  

Descobrir mais sobre o destino turístico, reservar uma viagem, receber informações sobre o local e a comunidade, partilhar a experiência vivida... O smartphone atende ao desejo de liberdade e descoberta do viajante, oferecendo-lhe segurança e informação de forma contínua. É um verdadeiro assistente de viagem personalizado que se pode levar para todo o lado!

O desenvolvimento das TIC pode também representar uma oportunidade de divulgação para os países menos desenvolvidos, oferecendo-lhes maior visibilidade. De facto, o setor mais importante nos países em fase de crescimento económico, investimentos e criação de postos de emprego é normalmente o turismo, o que demonstra os benefícios do turismo relativamente ao desenvolvimento dos países mais pobres. Neste sentido, as TIC e o turismo são parceiros ideais para o desenvolvimento dos negócios e empresas destes locais.

Finalmente, perante a crescente procura turística no Brasil e pela forma como o turismo pode ser vivido e experienciado com a ajuda das novas tecnologias, podemos afirmar que a substituição dos suportes tradicionais pelos dispositivos móveis se torna numa prática cada vez mais eficiente para a divulgação de informação, por qualquer pessoa, em qualquer momento e em qualquer lugar.

 

Alexandre Nabais


Deixar um comentário

Filtered HTML

  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.