Comunicação, a Arma do Negócio

A comunicação empresarial nem sempre se centrou em estratégia. Numa primeira fase, esta comunicação tinha como objetivo concretizar a apresentação dos produtos e serviços; só mais tarde, chegou a preocupação em se construir uma imagem para as instituições que refletisse o trabalho desenvolvido. Na atualidade, as empresas apostam numa comunicação de estratégia, estabelecendo a missão, a visão e os valores da empresa e expondo, publicamente, o que estão fazendo, para quem, como e que pretendem atingir no futuro.

                A Coca-Cola é exemplo de uma marca cuja comunicação é completa e eficaz, porque não comunica apenas o que está vendendo nem só como funciona a empresa. Esta grande empresa procura ser reconhecida pela sua missão que engloba três “simples” objetivos: refrescar o mundo; inspirar momentos de otimismo e felicidade; criar valor e marcar a diferença. Assim, consegue manter a confiança de seu consumidor e se integrar nas comunidades onde comercializa seus produtos, atuando ao mesmo tempo como entidade criadora de postos de trabalho e de iniciativas culturais e ambientais.

                Dando seguimento ao objetivo de marcar uma diferença, a campanha mais atual da Coca-Cola se chama “E se nos levantarmos?”, consistindo numa ação contra o sedentarismo e prevenção da obesidade e não só numa simples campanha de comunicação e publicidade.

                O consumidor moderno gosta de confiar, experimentar e ser inspirado. Em uma realidade comercial em que um produto tem mil e uma réplicas e competidores, é importante o desenvolvimento e modernização das marcas, bem como sua divulgação e publicitação das mesmas. Se pretende sobreviver e crescer neste mercado louco, que aumenta a cada dia, defina e ponha em ação uma boa estratégia de comunicação: publicite seu negócio nas redes sociais, mantenha uma relação ativa com a imprensa e outros canais de comunicação, e construa uma imagem para seu restaurante que funcione como um reflexo do conceito, experiência e serviço que pretende prestar a seu cliente.

                Saia do escuro, informação e inovação são poderosas ferramentas necessárias para o sucesso, posicionamento e reconhecimento no mercado. O segredo já não é a alma do negócio, use a comunicação como arma.

 

Cátia Ferreira - Comunicação / Truturismo


Deixar um comentário

Filtered HTML

  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.